VaporMax 2020 FK, O TÊNIS SUSTENTÁVEL DA NIKE

Atualizado: 9 de Nov de 2020

Nos dias de hoje apenas ser “cool“ não é suficiente, tem que pensar também no meio ambiente! Rs


Com a atual situação do planeta, onde já é de conhecimento que se continuarmos com os mesmos hábitos, os recursos naturais não possuem tempo hábil para se regenerar, cada passo no futuro deve ser muito bem pensado. Precisamos pensar no que viveremos e agirmos no hoje pensando no amanhã.


Muitas marcas estão criando esta consciência e usando a criatividade e o esforço para realmente mudar, revolucionar!


A Nike, uma marca conhecida mundialmente, lançou o tênis “Nike Air VaporMax 2020 FK”, que é feito de materiais sustentáveis.



Imagem: Nike

Imagens: Nike


O tênis foi desenvolvido pensando em sustentabilidade e contem em total, pelo menos 50% de material reciclado, como descartes de poliester, espumas e outros polímeros. A sola do tênis contem pelo menos 75% de poliuretano reciclado e parte dele é feito com o chamado “space waste yarn”, que trata-se de um fio reciclado, feito 100% de materiais reciclados, como garrafas PET, camisetas e descartes têxteis.

Além do tênis em si, a Nike lançou a área chamada “Space Hippie”, que é um “movimento” para criação de produtos feitos de materiais reutilizados, que seriam enviados para aterro, com a chamada de “Não deixe o lixo ir para o lixo!”. Essa filosofia já é conhecido por nós, não é? É a mesma utilizada aqui na Lobo (que orgulho!), onde todos os nossos produtos atuais aprensentam pelo menos 90% de materiais que também seriam descartados pela indústria! Confira nossos produtos aqui.


Outro ponto interessante é que a sola feita de polímeros reciclados também foge da padronização perfeita de cores, ou seja, cada peça apresenta sua exclusividade, assim como a maioria dos produtos sustentáveis, independente de sua marca de fabricação.


Ok, mas por que isso acontece?


Fabricar produtos sustentáveis com materiais de descarte é praticamente um desafio de “use a criativdade para criar com o que você tem”, e na maioria das vezes, o resultado desse exercício é bem legal! Um designer da Nike Noah Murphy-Reinhertz cita a ideia que existe na exploração do espaço que diz que se você está indo para Lua ou para Marte, permanecer por lá e fazer algo, você tem que criar coisas com o que você encontrar ali.


A Nike anunciou que esta coleção é apenas o primeiro passo para o processo da Economia Circular, repensando em como desenvolver o design, como usar, como reusar, como reduzir o desperdício de cada etapa de sua produção, o que tratam-se de fudamentos para as novas práticas.


Confira aqui sobre o magnífico projeto da Nike.


E você, conhece outros produtos que utilizam descartes como matéria-prima? Conta pra gente <3