DICA DECOR: COMO USAR LATAS RECICLÁVEIS NA DECORAÇÃO

Hoje o papo é na lata!


Lata de refri, de tomate, de milho, de atum, de leite condensado, de tinta, de uma infinidade de coisas! Mas por que a lata é tão utilizada como embalagem para os mais diversos produtos?

Bom, vamos lá!

No conhecimento geral, as latas são recipientes metálicos que acondicionam produtos. São feitas em sua maioria de aço, que é a liga metálica mais utilizada no mundo, ou alumínio que também é largamente utilizado, e alguns outros materiais, como revestimentos de estanho, cromo ou níquel, por exemplo.


Por que?

Estes materiais contribuem para a conservação de produtos, por serem impermeáveis, duradouros, resistentes, fáceis de modelar em sua fabricação, tomando diferentes formas. Após fabricadas, as latas são fáceis de empilhar, facilitando o transporte e a disposição das mesmas em prateleiras e mantem as propriedades dos produtos como cheiro, gosto, consistência.

E a melhor parte é que as latas são totalmente recicláveis!!! <3


A reciclagem do aço e do alumínio são as mais pioneiras e funcionam de maneira quase "automática" nos dias de hoje, pois as indústrias que fabricam estes materiais costumam já utilizar sucatas dos mesmos como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

E caso você não tenha tido esse insight, vamos despertar isso juntos... A palavra reciclagem significa exatamente isso! É pegar um material e reciclá-lo, ou seja, colocá-lo novamente no ciclo! WHAAT?!


Alguns países reciclam mais de 90% destes materiais! E pode apostar que a lata do seu refrigerante já foi lata várias vezes (mesmo no Brasil! Uhul!).


Além de toda essa positividade, você também pode reutilizar as latas na sua casa antes de enviá-las para a reciclagem através da coleta seletiva.

Elas podem ser bem úteis para te auxiliar a organizar coisas, como talheres, canetas, pincéis e tudo o que você quiser e também na decoração!


Mas como?

1) Higienizá-las é a melhor opção para começar. Lave com água e sabão e uma escovinha ou bucha.


2) Aparar as latas, caso necessário (exemplo latas abertas com abridores, deixam pontas afiadas que podem ser moldadas utilizando um martelo, deixando a superfície plana e evitando que você ou outra pessoa se machuque).


3) Imaginação, chegou a sua vez! Utilize as latas como elas vieram ao mundo (ou foram fabricadas, na verdade rs); ou pinte-as com esmalte apropriado que você encontra em qualquer casa de tinta ou construção; revista as latas com papéis, tecidos; cole adeisvos... Dai o limite é com você.

Uma coisa bem legal é pintar as latas e usar fita adesiva de diferentes cores como rótulo, escrevendo o que você quiser.

Confira algumas inspirações:

Foto: Ylanite Koppens Foto: Katrin Hauf

Foto: Acervo Pixabay

Foto: Milou Ket

Foto: Etsy

Foto: Fix Design

Fotos: Acervo Pixabay


Eai, se inspirou? Vai fazer? Já fez algo parecido?


Conta pra gente! <3

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo