DICA DECOR SUSTENTÁVEL: COMO USAR PALETES E CAIXOTES NA SUA DECORAÇÃO?

Provavelmente você já deve ter se deparado com algum palete ou caixote fazendo parte da decoração de algum ambiente. A ideia não é mais nova, mas continua sendo muito útil, prática e sustentável. E hoje vamos te ajudar a despertar a criatividade e utiliza-los na sua decoração!


Os paletes e os caixotes são utilizados como embalagens protetoras e facilitadoras de empilhamento. Usados para o transporte dos mais diversos produtos, desde alimentos, como frutas, verduras, até móveis e veículos, por exemplo.


A dó é que eles são descartados algumas vezes após apenas uma utilização ou depois que sofreram algum dano pequeno que possa comprometer a estrutura do empilhamento, ou então quando já estão velhinhos mesmo e muitas vezes indevidamente... maaaas, ainda é possível transformá-los em coisas lindas!


Olhando para as imagens acima, o que você enxerga? Se a sua respota foi matéria-prima, você já está no caminho de ser um maker sustentável! (uhuuuul). Mas tá tudo bem também se você enxerga lixo, porque a maior questão aqui é não deixar o lixo ir para o lixo!


Então vamos falar da parte legal, né?

Você pode usar os paletes e os caixotes de diversas maneiras, basta deixar sua decoração fluir.


Ok, mas o que eu tenho que fazer além de aguçar minha criatividade?

Passo-a-passo:

1) O primeiro passo é higienizar o palete/caixote! Você pode lavá-los utilizando bucha e sabão, mas cuidado com a sua mão! Ele pode conter farpas ou pregos.


2) Depois de lavar, retire imperfeições como pregos em lugares indevidos e pedaços soltos.


3) Se você preferir um acabamento mais fino, pode lixar, assim você vai garantir uma superfície mais lisa, que pode ser melhor para algumas aplicações, como mesas, por exemplo.


4) Hora de finalizar. Uma opção muito interessante e sustentável, é utilizar uma cera natural, como cera de abelha ou qualquer outra. A cera impermeabilizará o palete/caixote e dará brilho!

Outra opção é a utilização de um verniz sintético, sendo que você também pode optar por algum a base de água em vez de solventes.

Você também pode optar por tintas, deixando o palete/caixote da cor que desejar!


5) Agora é só utilizar como você quiser e onde quiser! \o/


Aqui vão algumas ideias pra você:


- Prateleiras, nichos, racks


- Jardim suspenso


- Mesas de apoio e de centro



- Sofás, bancos e ambientes com mais de um componente com palete/caixote


E ai, gostou?

Se inspirou?

Conta pra gente! <3




73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo