DICA DE DOCUMENTÁRIO: "SOLO FÉRTIL"

Atualizado: 23 de Out de 2020

Olá, Lobos!

Hoje o papo é dica de documentário!


No dia 22 de setembro, nós comemoramos o início de primavera aqui no hemisfério sul. E nesta mesma data, foi lançado o documentário “Solo Fértil, Regenerando a Esperança (Kiss the Ground)” de Joshua Tickell (The Earthing Movie) e Rebecca Harrell Tickell (The Earthing Movie), disponível no catálogo da Netflix Brasil.


Este documentário, narrado pelo incrível ator Woody Harrelson, fala sobre o potencial do solo em poder equilibrar o nosso clima, reabastecer reservas de água e alimentar o nosso mundo. O que pode nos salvar das catástrofes ambientais que vem acontecendo nos últimos tempos devido ao aquecimento global.


Há anos especialistas apontam que a nossa agricultura atual é uma grande contribuinte para o aquecimento global e a desertificação do solo. O arado do solo e uso de agrotóxicos em massa, acaba por danificar o solo o tornando arenoso e sem vida.

O agrônomo Ray Archuleta diz: “se entendermos o solo, resolvemos muitos problemas. Solos saudáveis resultam em plantas saudáveis. Planta saudável, animal saudável, humano saudável, água saudável e clima saudável”.

O que Ray Archuleta está se referindo é sobre a Agricultura Regenerativa. Este conceito se baseia em produzir, mas recuperando o solo. O cultivo ou menos aração do solo, diminuição de uso de fertilizantes e pesticidas, bem estar animal e práticas justas de trabalho são alguns dos pilares dessa prática.


Ilustração por Maggie Eileen Lochtenberg Fonte: Kiss the Ground


Você sabia que o solo tem capacidade de sequestrar dióxido de carbono da atmosfera?

“Pulverizar o solo com produtos químicos, mata os micróbios que precisamos para nos dar saúde e para extrair o carbono da atmosfera. Quanto mais o preparo do solo, mais fraco o solo fica” narra Woody Harrelson.


O documentário também mostra a jornada de Ray ensinando fazendeiros como o solo funciona e do que é composto quimicamente, e como Agricultura Regenerativa pode não só ser uma questão de diminuição de efeitos nocivos ao planeta, mas também, economicamente mais vantajoso aos fazendeiros. O elenco é composto por ativistas, cientistas, fazendeiros e artistas como o Jason Mraz, Rosario Dawson, Ian Somerhalder, Tom Brady, David Arquette, Patricia Arquette e nossa maravilhosa Gisele Bündchen, ela também estreou como produtora. Os famosos compartilham histórias pessoais ou de ações de sucesso pelo mundo de como pequenas atitudes fazem a diferença.

E importante também salientar a importância de pessoas públicas que apoiam a causa ambiental, são vozes poderosas que disseminam conteúdo para um grande público e servem como inspiração para muita gente.


Super recomendamos o documentário e vale a reflexão de que todos nós fazemos parte de um sistema vivo e que tudo se renova.


Agora chega de spoilers, assista e conte para nós o que achou!


Disponível na plataforma de streaming da Netflix

Você pode conhecer e apoiar a causa pelo site oficial: https://kisstheground.com/

Fontes: infoescola.com.br e kisstheground.com